12 otimizações práticas de Facebook Ads para fazer seu ROI decolar!


Precisa de dicas para fazer seu ROI decolar? A Publicidade Popular separou 12 ótimas maneiras de te ajudar e fazer isso acontecer.


1. Teste tudo antes da campanha ir ao ar

Diversas vezes já vimos campanhas fracassarem por erros que poderiam ter sido evitados com simples testes. No caso de mídia paga, o prejuízo é ainda maior, pois significa dinheiro desperdiçado. A regra de ouro é sempre confirmar se o usuário chegará ao objetivo desenhado por você para a campanha. Antes de colocar um anúncio no ar ou aumentar o orçamento de Facebook Ads, pense em toda a estratégia e o que vai acontecer após o Lead clicar em sua publicação.


2. Não tente vender para um público que não te conhece

Muitas empresas acreditam que devem focar na venda, direcionando todos os anúncios para uma página de produto ou serviço. Alinhar sua estratégia de compra de mídia a uma de Inbound Marketing, fazendo anúncios específicos para o grande público. Vale oferecer ebooks, webinars, ferramentas gratuitas, templates etc. Em troca desses conteúdos, os visitantes irão dar informações pessoais, como nome, e-mail, empresa, cargo, segmento etc. Esses dados são úteis para você qualificar os Leads e estabelecer um relacionamento com eles, fazendo-os chegar mais rápido ao momento de compra.


3. Não faça da aquisição de fãs o principal objetivo da sua estratégia

A pergunta é: o quanto esses números contribuem para vendas? Fechar negócio é a única atividade que efetivamente traz dinheiro para a empresa. Todo o restante é custo. A estratégia até é válida, pois produz prova social e transmite credibilidade para quem ainda não conhece a empresa. Mas o impacto dessa estratégia em vendas é mínimo.


4. Use o blog a seu favor

Promover posts do blog da sua empresa é uma oferta indireta e de baixa concorrência. Com esse tipo de campanha, você direciona o tráfego para seu blog e faz as pessoas terem contato com o seu pixel do Facebook Ads.


5. Monitore os Leads gerados via Facebook Ads no seu funil de vendas para certificar que eles estão gerando ROI

Para ir além e fazer uma análise mais profunda dos resultados que causam impacto na sua empresa, você precisará de outras ferramentas, como:

Ferramenta de análise: Entre elas, a mais conhecida é o Google Analytics, útil para você tirar melhores insights dos visitantes que chegam ao seu site

Ferramenta de Automação de Marketing: como o RD Station Marketing, que serve também para manter o relacionamento com os Leads e analisar o resultado em vendas trazido por cada campanha


6. Faça teste A/B constantemente

No seu conjunto de anúncios, teste duas versões para o mesmo anúncio. Na peça variante, vale alterar um único aspecto: a imagem ou o texto ou o call-to-action ou o formato. Dessa maneira, terá certeza o que fez diferença para o seu público e poderá replicar o aprendizado nos próximos anúncios.


7. Utilize investimento diário na maioria dos casos

Há duas maneiras de utilizar o orçamento destinado à cada campanha

Orçamento vitalício: nesta modalidade, você define um orçamento para toda a campanha e permite que o algoritmo do Facebook estabeleça os melhores dias e horários para entregar seus anúncios.

Orçamento diário: aqui, você define o valor a ser utilizado por dia. É a forma mais eficiente de controlar os gastos e ao mesmo tempo forçar a plataforma de anúncios a entregar o consumo proposto


8. Defina o objetivo da veiculação dos seus anúncios

Existem diferentes modos de entrega e otimização dos anúncios no Facebook.

Visualizações da página de destino: o anúncio é entregue para usuários que possuem mais potencial de navegar no seu site ou blog (é importante ter o pixel instalado)

Cliques no link: o anúncio é entregue para usuários que possuem mais potencial de clicar na peça

Impressões: os anúncios serão veiculados para os usuários tantas vezes quantas forem possíveis

Alcance único diário: o anúncio será veiculado para a audiência uma única vez no dia.

Conversões: os anúncios serão entregues para usuários com elevado potencial de realizar uma conversão no seu site.


9. Comece com um orçamento pequeno antes de “acelerar”

Evite iniciar uma campanha utilizando todo o seu orçamento. Pelo contrário, comece investindo pouco para poder medir os resultados e, caso o seu anúncio esteja com boa performance, aumente o investimento.


10. Use criativos específicos para remarketing

Importante pensar num anúncio específico para essa audiência. Mais o texto, a imagem e a página de destino devem focar na conversão!


11. Transmita sua mensagem com menos de 20% de texto no anúncio

Seguir essa recomendação garante a devida entrega dos seus anúncios pela plataforma e evita que os usuários recebam imagens recheadas de texto e sem conteúdo visual.


12. Monitore comentários nos seus anúncios

O ideal é responder todos os comentários dos anúncios o mais rápido possível. Os comentários negativos devem ser tratados com ainda mais atenção, pois eles chamam a atenção de quem recebe a campanha. Responda-os com educação e tente resolver o problema do Lead.

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