5 estratégias fundamentais de marketing.


Qual é a diferença entre os empresários confiantes que levam suas empresas ao crescimento e os proprietários que não conseguem sair do modo de sobrevivência? Tudo se resume a isto: Todos os negócios bem sucedidos tem uma estratégia de marketing clara e eficaz.

Infelizmente, muitos proprietários de pequenas empresas não acreditam ou entendem o marketing. A dificuldade na execução de tarefas diárias como a construção de um site, o envio de e-mail marketing, comunicações nas redes sociais, otimização de uma página de destino, blogs entre outras.

A estratégia é simplesmente as decisões que você precisa fazer para que suas táticas funcionem melhor. Sua estratégia de marketing é a base para a criação da consciência do seu negócio, gerando interesse, e consequentemente a geração de novas vendas. Sua estratégia de marketing orienta a cultura da sua empresa, o seu mix de produtos e serviços e seu preço.

Há muitas coisas a considerar para a elaboração de uma estratégia bem sucedida, mas há cinco decisões chave que ao longo dos anos tenho visto ajudar centenas de proprietários de pequenas empresas aumentar suas vendas e criar sanidade em seus negócios.

As estratégias de marketing são:

1 - Quem é o seu alvo específico?

2 - Em que categoria a sua empresa se encaixa?

3 - Qual é o seu benefício exclusivo?

4 - Quem é o seu real concorrente?

5 - Como você está se diferenciando dos seus concorrentes?

Para fazer suas táticas funcionam melhor, para crescer o seu negócio e trazer sanidade para o seu

mundo, você tem que decidir sobre o simples, resposta simples para cada uma dessas questões e se comprometer a segui-las.

Este é o foco. E o foco é quase sempre a diferença entre um negócio que cresce de forma rentável para um que nunca parece ganhar algum impulso.

1 Quem é o seu alvo específico?

A primeira decisão em qualquer estratégia de marketing é definir o seu cliente alvo. "Quem você serve?" Sempre precisa ser respondida claramente antes que você possa executar qualquer tática eficaz. Isto significa que você tem que dizer "não" a outros clientes potenciais que poderiam comprar de você, mas que são claramente ruins e que podem fazer o seu foco mudar.

Concentrando-se em um alvo bem definido pode fazer você se sentir desconfortável no início, mas mantenha o curso e siga adiante.

2 Em que categoria a sua empresa se encaixa?

Sua categoria é simplesmente a breve descrição do que você faz para o mercado. Poucas palavras para descrever o seu negócio. Starbucks é "café de alta qualidade" Chipotle é "burritos mexicanos frescos.".

A maioria dos empresários não podem resistir o excesso de complicar suas descrições da empresa. Isso deixa as pessoas com incerteza do que você realmente faz, o que enfraquece a eficácia do marketing.

3 Qual é o seu benefício exclusivo?