top of page

5 dicas para iniciar uma cultura baseada na Criatividade


Há décadas as empresas poderiam permanecer vivas somente com a força de seus produtos. Hoje é diferente, os consumidores estão constantemente conectados, são inconstantes com suas afinidades e são amplamente influenciadas pelo conteúdo que consomem diariamente.

Os seus anúncios são divertidos? Os seus vídeos despertam sensações nas pessoas? Você está envolvido com eles profundamente nas mídias sociais fortalecendo à sua marca?

O que você precisa é de criatividade e grande parte dela vem de seus funcionários, que precisam se exercitar, isto mesmo, a criatividade precisa ser exercitada diariamente.

Veja 5 dicas sobre como promover uma cultura baseada na criatividade.

 

1 Pensamento criativo nos quatro cantos da sua empresa.

As empresas que são boas em criar ideias inovadoras entendem que a criatividade não deve ser o domínio de apenas certos setores. É uma maneira de pensar que deve permear toda a sua organização, incluindo funções como finanças ou TI. Para manter a criatividade nas mentes de todos uma boa ideia é enviar um e-mail semanal para todos os seus colaboradores, expondo as melhores práticas e projetos criativos da empresa que ocorreram em todas as áreas do negócio. Esta é uma filosofia de trabalho, quanto mais as pessoas veem isto, mais coragem para realizar elas tem e assim visualizam que a criatividade vem de todo e qualquer lugar.

2 Incentive os relacionamentos pessoais.

Se seus trabalhadores estão equipados com tecnologia moderna, há uma boa chance de que eles nunca tenham que deixar suas mesas para fazer seu trabalho. Os relacionamentos não são necessariamente feitos através de e-mail, é uma ferramenta que podemos usar, mas algumas das melhores discussões e melhores pensamentos provêm de ter um pensamento e compartilhá-lo com alguém ao vivo onde você tem liberdade de trocar ideias rapidamente.

3 Ofereça liberdade estruturada.

Se você deseja que seus funcionários criem boas ideias, eles precisam saber que suas vozes serão ouvidas, que eles podem fazer a diferença e não serão interrompidos mesmo antes de passar suas posições e ponderações.

É fundamental que a empresa esteja aberta para receber sugestões e ideias dos seus colaboradores.

4 Contrate pessoas que tenham um espírito perseverante e empreendedor.

As coisas mais gratificantes na vida não são fáceis. Na verdade, pense nas experiências mais gratificantes de sua vida e provavelmente são as que foram emocionalmente ou fisicamente desafiadoras. Mas a produção se torna tão incrivelmente gratificante por causa do fato de ser difícil. Quando você está no processo de contratação, você precisa procurar aquelas pessoas que realmente têm esse espírito.

5 Abolir a burocracia

O problema de muitas empresas está localizado nos seus processos criativos antigos. Todo processo, por mais básico que seja, deve ser criativo ao ponto de solucionar um problema da melhor maneira possível. Pode ser uma simples solução de impressão em nuvem como um grande e estruturado sistema de gestão empresarial. Se os seus processos funcionam como barreiras, eles acabam consumindo tempo e a criatividade de todas as pessoas de uma empresa.

A linha de montagem é passado, hoje precisamos que todas as pessoas pensem em tudo que estão fazendo, e não apenas repitam movimentos antigos.

Lembre-se: A criatividade é um exercício.

bottom of page