O Facebook é uma rede social com um grande número de usuários e está presente no mundo inteiro, por isso, a primeira ação de muitos empreendedores hoje em dia é criar uma página na plataforma. O erro, porém, está em depender apenas dessa página para a presença online do negócio. O Facebook oferece uma comunicação mais rápida e direta, mas não substitui um site institucional. Sabe por que?
Mais credibilidade
O sucesso de um negócio acontece quando passa credibilidade, profissionalismo e confiança para o público. Quando sua empresa tem um site, significa que você se preocupou em investir nisso, comprou um domínio e escreveu informações que descrevem verdadeiramente a marca, e isso torna sua empresa mais confiável aos olhos dos clientes. Ou seja, um site institucional gera autoridade e, ao ver o seu site, o cliente vai entender que você tem relevância no assunto.
Maior alcance
A verdade é que nem todo mundo está no Facebook. Logo, se você tem apenas uma fanpage na rede social, está deixando de se comunicar com as pessoas que não estão lá, o que consequentemente faz com que sua empresa perca vendas.
Mais controle
Quando você opta por estar no Facebook, sua empresa estará sujeita às regras da rede social. Também, não há garantia de que esta continue sendo a principal rede social daqui um tempo (assim como aconteceu com o Orkut, por exemplo). Quando sua empresa tem um site, você pode fazer as melhorias que quiser, no formato que achar melhor, afinal, é algo perene, enquanto você mantiver sua hospedagem, domínio e conteúdos em dia.
Isso também quando falamos sobre a personalização: no Facebook, o formato de uma página é limitado, e o máximo que você conseguirá personalizar é a capa e imagem de perfil; já com um site, você pode criar páginas estruturadas, com um design atraente que irá reforçar a identidade visual da sua empresa e chamar a atenção dos clientes.
Destaque nas ferramentas de busca
Existem funções, como o SEO, que servem para deixar o nome da sua empresa bem posicionado nos resultados de busca do Google, por exemplo. Esse ranqueamento é otimizado quando se tem um site, pois as pessoas digitarão o seu serviço, e encontrarão um link que os levará para suas principais informações e contato (o site!). Uma fanpage no Facebook não é totalmente indexada pelo Google e, na prática, isso significa que você estará perdendo clientes quando alguém procura seu serviço na internet (e não encontra nada). O site também oferece opções de criar anúncios pelo Adwords, o que coloca sua empresa em ainda mais destaque nas buscas.
Conteúdos mais completos
Com o Facebook podemos criar uma grande diversidade de conteúdos interessantes. Porém, conteúdos mais longos e completos, como artigos informativos, são ações que cabem melhor em blogs (afinal, ninguém vai querer ler blocos enormes de textos no feed do Facebook!). Adicionando um blog no seu site, você consegue criar ainda mais conteúdos para atrair e engajar seus cientes, além de ser uma ótima estratégia para o SEO.
Facebook continua sendo importante!
Como vimos, uma fanpage não substitui o site institucional, mas com certeza é um grande complemento na divulgação e presença digital da sua empresa. Essa página servirá como uma forma de engajamento com seus clientes, enquanto um site irá reforçar sua autoridade no mercado, auxiliar nas vendas e receber seus clientes com informações mais precisas e completas.