Skol lança carrinho que auxilia cegos nas compras no supermercado


A Skol está investindo em uma solução para facilitar a experiência de compra de muitos clientes deficientes visuais e está testando o equipamento em um supermercado em Santa Catarina. O carrinho funciona a partir de uma plataforma própria de Inteligência Artificial que orienta o cliente usando mensagens de áudio. Além disso, o equipamento também reconhece as prateleiras das lojas e os obstáculos, como latas de lixo e pessoas, por exemplo.

O supermercado também está se adaptando para atender aos diferentes tipos de deficiência e limitações do cliente com a ajuda essencial da tecnologia. Para que a ferramenta funcionasse, as prateleiras e os produtos do supermercado receberam etiquetas em braile para facilitar a seleção dos itens pelos clientes com deficiência visual. O projeto foi desenvolvido pela ACIC (Associação Catarinense para a Integração do Cego), em parceria com a D2G Tecnologia e financiado pela SKOL, marca da AmBev.

Tecnologia visionária

Os primeiros testes no ponto de venda foram realizados de 22 de maio a 28 de maio, no Forte Atacadista, onde um cego conduziu o carrinho, que tem um desenho semelhante a uma lata de cerveja. Toda a área interna do supermercado foi mapeada com o QR Code no teto da loja, para que o produto pudesse atender às necessidades do cliente.

Conectado via Wi-Fi, o carrinho de compras é ativado quando o usuário coloca a mão na barra condutora, que envia orientação de áudio para o cliente em um fone de ouvido. O equipamento também tem um microfone usado pelo cliente para indicar que ele terminou as compras e já pode ir ao caixa de acessibilidade.

O objetivo deste projeto é promover autonomia e independência para clientes cegos ou parcialmente cegos, que precisam de auxílio de funcionários do mercado para fazer suas compras, mas nem sempre estes têm o treinamento adequado.

Recomendado para você