top of page

Terapia utiliza Realidade Virtual em pacientes com ansiedade e depressão


Foi lançado em junho de 2019 pela AXA Insurance, a Universidade Chinesa de Hong Kong e a Oxford VR, o projeto de pesquisa Yes I Can que usa VR para ajudar os pacientes com problemas de saúde mental a superar seus medos sociais. Os 250 recrutas do projeto percorrem ambientes virtuais que refletem cenários cotidianos, como ir a um café, a uma loja de conveniência ou a uma sala de espera de um médico, enfrentar e se envolver com segurança em situações sociais. O programa de VR é gratuito, consiste em sessões de 30 minutos durante um período de até seis semanas e está disponível em inglês e cantonês.

Os pesquisadores afirmam que os pacientes aprenderiam a confrontar-se e a se envolver com segurança em situações sem medo e retraimento social. Uma pesquisa diz que esta é a primeira terapia mental a utilizar a tecnologia VR.

Barnaby Perks, diretor executivo da Oxford VR, disse que a nova terapia forneceria outra opção para tratamento de saúde mental fora das sessões tradicionais de terapia. “O desafio quando as pessoas quebram o silêncio é que elas são imediatamente enviadas para ver um psiquiatra. Toda essa interação cara a cara é muito desafiadora porque significa falar sobre sua saúde mental para um estranho ”, disse Perks. Ele continuou: "Considerando que ir a uma clínica e colocar um fone de ouvido, as pessoas acham que é envolvente e o estigma é reduzido significativamente."

A versão em inglês do programa está sendo realizada no mês de julho e em cantonês está prevista para agosto. Os participantes devem ter idade acima de 18 anos.

bottom of page