É tempo de arriscar, a cultura do empreendedorismo está em alta no Brasil e diversas pessoas optaram nos últimos anos em apostar no sonho de ser dono do seu próprio negócio, segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). O número indicado pela pesquisa significa que em torno de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio.
A jornada pode ser prazerosa e maçante ao mesmo tempo, contudo o que há de comum em praticamente todos os negócios embrionários é a carência de clientes, em sua maioria, enfrentam dificuldades em captar os primeiros clientes.
Negócios em estágio inicial precisam e utilizam os primeiros clientes para aperfeiçoar um produto ou serviço e assim se preparar para grandes demandas do futuro. Além disso, diversas empresas dependem da aquisição recorrente de clientes para sobreviverem. Segundo o publicitário Jonathan Souza, da agência Publicidade Popular, de cada dez empresas que iniciam um novo negócio, apenas três contam com as ferramentas certas pra iniciar a captação de clientes. "Este é um número preocupante mas não surpreendente, visto que a maioria dos empreendedores são especialistas no que sabem fazer, porém não detém o conhecimento de gestão, marketing e comercial. Em 2019 realizamos uma pesquisa com a nossa base de mais de 3 mil empresários e apenas 7% deles mencionaram que foram em busca de aperfeiçoamento em outras áreas de negócios", conta.
Diversos mercados tem necessidades específicas e estão buscando soluções a todo momento e para isso os empreendedores precisam estar preparados para as oportunidades. Jonathan Souza, com base no seu know how, preparou 5 estratégias essenciais para auxiliar empreendedores nesta jornada, confira.
1 - Credibilidade gera negócios
A primeira etapa é simples, um negócio precisa ser confiável. A credibilidade gera conforto e quebra a barreira da desconfiança que qualquer consumidor tem em qualquer tipo de mercado e é fundamental preparar alguns materiais básicos como: apresentação institucional, site e e-mail profissional.
2 - Diferencial competitivo
No momento em que uma nova empresa é estruturada se faz necessário criar um diferencial competitivo, que vai ser o principal argumento de venda e estará presente em todos os materiais de diferentes formas. O diferencial competitivo basicamente é o motivo que fará um potencial cliente contratar um serviço ou comprar um determinado produto quando compará-lo com a concorrência.
3 - Rede de relacionamento
O marketing boca a boca é a técnica de promover um produto, serviço ou empresa solicitando comentários positivos de clientes satisfeitos. Porém o empreendedor precisa começar esta corrente de comentários por algum lugar e a melhor forma é com amigos próximos e parentes, muitas vezes os primeiros clientes estão mais próximos do que imaginam. Uma das vantagens do marketing boca a boca é ser um processo interativo, de modo que os clientes estão colaborando com o negócio, produto ou serviço para o qual obtiveram satisfação suficiente para estarem dispostos a falar sobre isso e até recomendá-lo a outras pessoas.
4 - Quem prova, compra
Ações comuns em diversos negócios como chegar no supermercado e degustar um alimento ou fazer um teste drive em um veículo antes de adquiri-lo são estratégias de marketing que apostam na experiência do consumidor e podem ser aplicadas em diferentes negócios de modos semelhantes. Mesmo que gere custos iniciais para empresa possivelmente será um investimento para que os consumidores conheçam, provem e comprem.
5- Preço mais baixo que a concorrência
Se o negócio for único e sem concorrência o empreendedor pode precificar com base na satisfação que irá entregar ao cliente, caso contrário é importante realizar uma pesquisa de preços para saber em qual faixa enquadrar a política de preços baseado nos concorrentes. Iniciar uma empresa com uma margem de lucro menor é uma boa estratégia para penetrar no mercado, gerar valor ao longo do tempo e futuramente precificar conforme o mercado.