2 Estratégias de marketing simples e que você (ainda) não faz


Para aplicar é preciso entender. Esta é premissa para avançar a linha do aprendizado e começar a execução de fato. No marketing não é diferente, as precisam entender o seu real conceito para que tenham consistência em seus resultados.

A palavra “marketing” foi banalizada e constantemente, na internet, é conectada a diversos assuntos que fogem do seu real significado.

Marketing é a união de duas termologias, “market” que significa mercado e a terminação “ing” que frequentemente é associada ao gerúndio no português, transmitindo uma ideia de movimento e continuidade. Sendo assim pode-se considerar que marketing significa mercado em movimento. Naturalmente o marketing acompanha a evolução e ações que são ditadas pelo ritmo que as milhares de empresas e seus consumidores executam diariamente.

Estratégia de marketing são fortes aliados dos resultados, quando bem executadas.

A maior parte dos empreendedores do mercado brasileiro não foram preparados para enfrentar o mercado. Normalmente são especialistas em seus nichos de atuação, mas pecam em alguns conhecimentos estratégicos para a sobrevivência de qualquer empresa como o próprio marketing, vendas ou captação de clientes.

O fato é que em média 80% das micro e pequena empresas quebram em até 2 anos e uns dos principais responsáveis por este alto índice é a falta de conhecimento em algumas destas áreas citadas acima.

Bom, mas o que o marketing pode fazer por uma empresa? Como suas estratégias podem salvar um negócio a médio e longo prazo?

De forma estrutural o marketing deve ser pensando em todos os setores de uma empresa, necessariamente deve navegar de ponta a ponta, da produção a entrega. Mas para simplificar e deixar neste momento tudo mais claro, veja o que marketing é diretamente responsável abaixo.

1 – Vender mais

- Canais de vendas

- Estratégias de comunicação

- Novos e melhores produtos

2 – Satisfação do cliente

- Compreender necessidades dos clientes

- Entregar a melhor experiência possível

Confira abaixo 2 dicas de ações para aplicar em qualquer tipo de empresa.

1)Presença Digital

Mais de 150 milhões de pessoas estão presentes nas redes sociais e 85% dos usuários cessam todos os dias a Web. Estas informações praticamente obrigam todo e qualquer negócio marcar presença neste ambiente, além disso esta realidade trouxe alguns pontos importantes como:

- Negócios digitais, sem necessidade um espaço físico

- Geração de conteúdo relevante

- Relacionamento Digital

- Transações digitais

Ter presença digital significa gerar valor de marca no meio digital e para isso se faz necessário ter presença nos principais meios digitais como o Google e a criação de um perfil nas principais redes sociais como o Facebook, Instagram e Linkedin, aqui vai algumas dicas para atuar de forma relevante no meio digital.

- Crie conteúdos relevantes e autênticos

- Pessoas consomem conteúdos antes de produtos ou serviços

- As recomendações e avaliações são muito valiosas, cuide delas.

- Tenha um site completo e que transmita credibilidade

- Cadastre a sua empresa no Google meu negócio

2) Construir uma base

É possível gerar interações valiosas com clientes a partir de um cadastro e engana-se quem pensa que o cadastro só pode ser feito por quem já consumiu um produto ou serviço, o cadastro de clientes vai além disso.

Como fazer um cadastro de quem é ou já foi cliente:

Em algum momento o consumidor comprou um produto ou serviço e neste momento é importante ter um cadastro atualizado com: nome, e-mail, telefone, endereço e dados das compras.

Este cadastro é o mais valioso que uma empresa pode ter.

Como fazer um cadastro de quem não é cliente:

Este formato é desconhecido pela grande maioria dos empreendedores, mas sim é possível captar informações relevantes de prospects que não foram clientes ainda, veja como:

- Realização de promoção ou sorteio que exija cadastro

- Produto ou serviço degustação mediante a cadastro

- Contato a partir de campanhas de captação. Ex: Baixe um ebook em troca de um e-mail

Cadastro de quem apenas conhece a empresa

- Imagine enviar uma comunicação para todas as pessoas que acessaram o seu site ou redes sociais no ultimo ano, fantástico não é mesmo? Sim o marketing é capaz de fazer isso a partir de campanhas pagas nas Redes Sociais ou no Google.

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