Fidelização de cliente

Fidelizar um cliente pode trazer várias vantagens a longo prazo, entre elas estão aumento do ticket médio, faturamento recorrente, diminuição de custos na aquisição de novos clientes, boa avaliação em redes sociais e maior chance de indicação a amigos e familiares aumentando ainda mais o seu portfólio de compradores.

Mas como isso pode ser feito? Abaixo vamos dar 4 dicas de como isso pode ser feito, de maneira simples e com grande chance de ótimos resultados.

1. Conheça bem o seu cliente

Não saber direito quem é seu cliente e que produto ou serviço ele vende pode fazer com que ele não volte mais para você, é sempre importante saber bem quem o seu cliente é, que produtos ou serviços ele trabalha, o que ele realmente procura, quais são as necessidades e objetivos pretendidos. Procure sempre encontrar maneiras de conhece-lo melhor, seja por pesquisa no site, redes sociais ou perguntas diretas a ele. Esses meios podem te ajudar a tirar certas dúvidas que possam ter surgido, ficando muito mais fácil conseguir criar um perfil para ele.

2. Treine os seus colaboradores da maneira correta.

A falta de motivação dos próprios colaboradores, a falta de conhecimento sobre os produtos ou serviços que vendem, ou até mesmo a falta de comprometimento com a empresa, podem afastar os consumidores e outros futuros clientes pois eles sempre lembrarão se foram ou não bem tratados por você. O costume de contar aos amigos e familiares sobre suas experiências com o atendimento recebido são quase que imediatas após o ocorrido. Isso significa que as oportunidades de negócios para você podem ser maiores que antes ou que sejam simplesmente perdidas, partindo da ideia que a maioria das pessoas são influenciadas por quem elas conhecem. Treine sua equipe para que tenham habilidades técnicas e interpessoais cada vez melhores, fazendo com que seus clientes voltem felizes e sejam fieis a você.

3. Recompense a lealdade dos clientes.

Que cliente não gosta de se sentir especial? Programas de recompensas são ótimos para que isso aconteça, você incentiva os clientes leais a estarem sempre por perto e também estimula os outros para que alcancem esse status também. É sempre bom lembrar que clientes fieis são muitas vezes responsáveis por parte do grande lucro da sua empresa e nada mais justo que eles serem dignos de certas vantagens. Existem alguns tipos que recursos que podem ser usados, como cupons de descontos exclusivos, sorteios, conteúdo diferenciado, lançamentos exclusivos antecipados, pacotes de pagamentos ou planos personalizados para ele. O importante é ser criativo na hora de criar um plano de recompensas para deixar seu cliente satisfeito e sentindo- se especial.

4. Esteja presente depois da venda.

Um grande erro de empresas é achar que após a venda o trabalho está concluído, estar presente no pós venda é tão importante quanto a captação dele, pois isso demonstra que você se importa com ele. Seja por e-mail, telefonemas, ou até mesmo reuniões é possível que isso seja feito de maneira correta e satisfatória, podendo assim ser medido o nível de satisfação do cliente, oferecer suporte, esclarecer dúvidas ou pedir feedback. Com o alto nível de competitividade de hoje em dia é extremamente necessário que seja desenvolvida uma estratégia de pós venda e não apenas estratégias feitas para fechar o negócio pela primeira vez.

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