Explore os diferentes formatos de conteúdo: 10 ideias para você ter mais engajamento





Anteriormente o Instagram era uma rede social com foco em imagens, porém com as mudanças no mundo digital foi necessário a aplicação dos conteúdos em textos e vídeos, possibilitando maneiras diferentes de produzir conteúdo.


Porém o que ainda notamos é que muitas empresas mantém o feed meio estagnado sem variações. Tendo em vista as infinitas possibilidades que são disponibilizadas pelas redes sociais atualmente, o ideal é que possamos cada vez mais usar os diferentes formatos de conteúdo.


Pensando nisto, separamos algumas ideias diferentes de formatos para que você consiga gerar ainda mais expectativa nos seus seguidores sobre as suas publicações e não produza “mais do mesmo”:


1. Infográfico / Mapa mental:


Este modelo permite que o seguidor consiga consumir o conteúdo geralmente em um card, fazendo com que ele tenha uma visão geral e entenda toda a ideia por associações, vendo a relação entre as partes.

É ótimo para delinear estratégias, organizar detalhes e dividir informações.




2. Lista:


Post’s em lista são ótimos para explanar motivos, razões e dicas. Eles são fáceis de ler e por terem uma abordagem mais abrangente e atrativa, possuem mais chances de se tornarem virais. Além disto, o ser humano gosta de saber quanto tempo demorará para ler todo o conteúdo e com a lista numérica estes dados já ficam mais especificados.





3. Depoimentos:


O formato de depoimento é importante para transparecer confiança para clientes que ainda estão em dúvida sobre a compra, pois eles geram um valor referente a satisfação e a segurança a partir da experiência de clientes.


4. Dicas/ tutoriais:

Como citamos anteriormente as listas são um ótimo formato para a produção de dicas, assim como os carrosséis. As dicas são excelentes para gerar conexão com outros usuários e apresentar algo que seja útil ao público, podendo ainda ser uma oportunidade para apresentar uma relação com o seu produto ou serviço.




5. Estudo de caso:


A apresentação de cases é uma ótima forma de demonstrar de forma didática ou prática a obtenção de resultados satisfatórios. A curiosidade sobre a forma como foi obtida a satisfação pode ser uma dúvida do consumidor e por isso o estudo de caso trás para o cliente uma nova perspectiva de como foi solucionado os problemas de maneira eficiente.



6. Meme:


As redes sociais também servem para descontração e por isso os memes estão sempre em alta. Além disto, eles também geram identificação com o leitor e incentivam o compartilhamento.


7. Frase / citação:


O post com frases e citações também pode ter uma jogada estratégica, por exemplo, citar alguém que é referência no nicho e fazer alguma conexão com a sua marca. Atualmente há diversas possibilidades de realizar estes posts, por isto é um grande diferencial quando há um designer gráfico na equipe para criar cards com imagens, cores e fontes legais que chamem a atenção do leitor e aumentem a credibilidade da marca.



8. Marketing de Conteúdo:


Este tipo de conteúdo é uma oportunidade de educar os seus leitores sobre o seu produto e ainda assim gerar indiretamente uma venda, pois pode ser apresentado o problema e a solução.





9. Making off:


Os posts por trás das câmeras são ótimos para poder gerar uma identificação do seguidor com a equipe, mostrar produção, qualidade e tirar dúvidas. Geralmente é um estilo de post que tem um bom engajamento e pode apresentar infinita possibilidade de criação, o Reels, por exemplo, é uma boa sugestão de variação.




10. Vídeos:


No Instagram você tem a possibilidade de postar vídeos maiores e também vídeos curtos. É uma boa oportunidade de recortar partes de vídeos produzidos para outras plataformas como Youtube, Facebok e Webinários e aproveitar o conteúdo adaptado.

Nas redes sociais os vídeos tendem a ser mais descontraídos o que chamam a atenção do consumidor por serem mais atrativos. Lembre-se de tentar utilizar headline para quem não costuma ver vídeos com áudio.