Marketing Digital é tudo o que você faz no ambiente online para atrair visitantes, gerar leads e vendas, desde a forma como você se comunica com os potenciais clientes, até a estratégia que adota nos canais em que a empresa atua. Além do Marketing Digital para se comunicar, existem estratégias específicas para a sua empresa aplicar no dia a dia e obter os melhores resultados. Uma delas é o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing consiste em estudar o que o público-alvo quer saber e, assim, oferecer as informações para responder o que ele pergunta. Costumamos dizer que o Inbound Marketing é composto de 5 etapas principais:
Atrair
Umas das maiores dificuldades de quem começa a investir em Marketing Digital é conseguir leads de qualidade e muitas vezes acaba se gastando muita energia indo atrás de potenciais clientes para se fazer isso, a ideia é construir algo que seja relevante para eles a ponto de atraí-los de forma voluntária ao site. O resultado disso é um público engajado e mais propenso a realizar uma compra em algum momento.
Converter
Realizando da forma correta as atividades de atração, o tráfego está resolvido, e é necessário seguir para o próximo desafio, já que o objetivo é sempre fazer com que esses visitantes se tornem clientes. Em uma venda mais complexa, os clientes precisam ter muita segurança em relação ao fornecedor antes de realizar a conversão, é preciso então criar mecanismos para conseguir ter um site interessante e prender mesmo aqueles que ainda não têm um interesse claro no seu produto ou serviço. Para ser efetivo na geração de leads, precisamos pensar em iscas que sejam atrativas para toda a pirâmide.
Relacionar
Essa etapa consiste em fazer com que os leads que chegaram até você com um problema especifico sejam nutridos com mais conteúdos e informações interessantes focadas no problema para que percebam que existe uma solução, e que essa solução é VOCÊ. As formas mais comuns de relacionamento são: E-mail Marketing, Mídias sociais e Nutrição de Leads.
Vender
O marketing tem um papel muito importante nesse processo, que é entregar leads qualificados como oportunidades para o time de vendas, já o time de vendas deve tratar os leads gerados no site de forma diferente de como os trata nas prospecções ou nos pedidos que a empresa recebe, já que muitas vezes eles ainda não estão prontos para comprar a solução.
Analisar
A capacidade de mensuração é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Para uma empresa com orçamento limitado, é essencial conseguir entender bem o quanto cada investimento tem trazido de resultados. É isso que permite uma análise detalhada para, então, maximizar o investimento no que está funcionando bem e otimizar ou cortar as ações que precisam de ajustes.
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