Quais os tipos de orçamentos?


Já parou para pensar que existem vários tipos diferentes de orçamentos e acabou ficando na dúvida de quais são eles e qual funciona melhor pra sua empresa? Vamos te mostrar de forma simples o que é cada um deles.


Orçamento Tradicional

O modelo mais comum usado nas empresas. Ele centraliza os resultados de um único plano, costuma ser criado a partir da previsão de volume de vendas, é a partir dessa estimativa “imutável” que outros “fragmentos” do orçamento empresarial serão montados.

Orçamento Flexível

Tem como característica a consideração antecipada de variações no volume de vendas projetado no início do período. Engloba também 2 princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e sua segmentação entre custos fixos e variáveis.

Orçamento de Tendências

Consiste em utilizar dados do passado para prever situações futuras. A análise de série histórica é fundamental nesse tipo de prognóstico.

Orçamento Rolling ou Contínuo

É baseado em um prazo ajustável, geralmente é elaborado a cada 12 meses. A grande diferença deste para os demais modelos é justamente sua análise de forma integral, sem as divisões periódicas dos orçamentos comuns, ele busca minimizar os efeitos das mudanças no ambiente no qual a empresa está inserida.

Orçamento Beyond Budgeting

Aposta na flexibilidade e descentralização dos gestores, já que os recursos são alocados de acordo com a demanda, e não por de fixações anuais. A substituição de metas anuais por metas móveis e flexíveis busca criar um ambiente de trabalho de auto gerenciamento e uma cultura de responsabilidade dentro de cada departamento.

Orçamento Ajustado

Derivado do orçamento flexível. É uma espécie de segundo orçamento, modificado a partir do orçamento inicial. Ao longo de um exercício, podem ser elaborados diversos orçamentos ajustados, que serão sobrepostos aos estimados anteriormente.

Orçamento Base Zero

A investigação do custo-benefício de cada gasto é fundamental, o que faz com que esse modelo de orçamento exija maior integração entre planejamento estratégico e sistema orçamentário, ele parte da estaca zero na análise sensata da evolução de todos os processos, projetos e atividades, o que explica porque esse tipo de orçamento é mais demorado do que os demais em sua construção.


Recomendado para você

Ideias que cabem no seu bolso.

PRODUTOS

A EMPRESA

ACESSO RÁPIDO

NA IMPRENSA

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

PORTO ALEGRE: (51)4066 8115 | 4063.8010

SÃO PAULO: (11)4063.8012