Você, empresário, já deve ter realizado várias tentativas para captar novos clientes, através de meios publicitários, como: flyers, rádio, jornais e revistas, divulgação na internet, etc. Porém, você, mais do que ninguém sabe que igual ao boca-a-boca não existe. Esse é o melhor veículo. Mas, afinal, o que é o boca a boca? Podemos incentivá-lo?
O boca a boca nada mais é que uma indicação motivada por uma identificação do cliente com o conceito que a sua empresa transmite. Ou seja, o boca a boca não acontece exclusivamente entre pessoas que já realizaram serviços com a sua empresa, mas sim entre pessoas que gostaram do conceito, quando esse transmite credibilidade e confiança. Uma indicação é extremamente valiosa, e muitas vezes pode vir do amigo de um amigo meu, que comprou o seu serviço ou produto e, por uma série de características, teve uma ótima experiência e o indicou!
Agora, como podemos melhorar o boca a boca? Veja abaixo 3 dicas!
1) EXPERIÊNCIA: Quando falamos em experiência, não é apenas profissional, mas sim a experiência de compra que o seu cliente tem quando lhe contrata. Por exemplo, o seu serviço pode ser o melhor, mas se o seu atendimento for ruim, a experiência do seu cliente já é negativa. Pense em todas as etapas em que o seu cliente está envolvido no processo de compra, e tente melhorar a sua experiência com cada uma delas.
2) VALOR: Comunique o valor que seu serviço tem para o cliente, inclusive com materiais de apoio. O valor do que você vê, muitas vezes não é o mesmo que o cliente vê. Mostre para ele que trabalhar com você e consumir o seu serviço é uma ótima escolha.
3) RELACIONAMENTO: Pense sempre no fato de o cliente ter escolhido você, no meio de tantos concorrentes. Foi um honra. Portanto, cultive o cliente e trabalhe com ações que o mantém informado sobre a sua empresa e mostre que você não esqueceu dele.