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Dicas para supermercados: como vender mais em julho?



Assim como todos os outros meses do ano, julho traz excelentes oportunidades para você aproximar o relacionamento com o seu cliente, fazer ações criativas, reativar consumidores antigos e, é claro, aumentar as suas vendas.

Quer saber mais? Então confira quais são as principais oportunidades de julho e prepare o seu varejo para elas!


07/07 – Dia Mundial do Chocolate. 🍫


Doce extremamente popular no Brasil (e no mundo), o chocolate pode ser encontrado nos mais diversos valores, tipos e sabores, ou seja: é possível fazer ações que contemplem diversos perfis de clientes.


  1. se você já contar com uma plataforma de gestão de clientes, que tal segmentar os consumidores que compraram chocolates nos últimos 90 dias? Você pode enviar para essas pessoas ofertas exclusivas, lembrando-se também de colocar outros produtos que fazem cross selling com os chocolates, como vinhos e frutas, por exemplo.

  2. a data é uma oportunidade para aumentar o ticket médio da sua loja. Basta ofertar chocolates que possuem um preço mais elevado por um valor um pouco mais acessível;

  3. ofereça descontos exclusivos apenas para os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos – e deixe isso muito claro no encarte, nas prateleiras e nas redes sociais;

  4. que tal criar um kit especial para quem não consome açúcar e/ou para os intolerantes à lactose?


08/07 – Dia do Panificador 🍞


A data é excelente para você aumentar as vendas da sua padaria e, é claro, elevar o ticket médio das compras.


  1. Lembre-se de divulgar as delícias fresquinhas da sessão nas suas redes sociais e, se possível, oferecer um desconto especial neste dia;

  2. você pode identificar os clientes que compraram pães na sua padaria no último mês e disponibilizar um desconto especial para eles.


10/07 – Dia da Pizza 🍕


Como se não bastasse, a pizza é uma refeição perfeita para comer sem sair de casa. São várias as pessoas que têm o hábito de pedir pizza ou de montar a sua própria com os ingredientes preferidos.

  1. que tal sugerir que os seus consumidores aproveitem a data para fazerem a sua própria pizza?;

  2. que tal criar uma ilha promocional com esses produtos? Eles ganharão destaque na sua loja e estimularão o cliente a aproveitar o dia em casa fazendo sua própria pizza!;

  3. você pode fechar parcerias com os seus fornecedores e verificar a possibilidade de oferecer descontos em ingredientes como:

  • Molho de tomate;

  • Queijo mussarela;

  • Azeite de oliva;

  • Calabresa;

  • Azeitonas;

  • Orégano;

  • A própria massa da pizza, entre outros.

Inclusive, talvez valha a pena até mesmo criar um encarte especial com receitas para fazer a própria pizza e seus ingredientes.

15/07 – Dia dos Homens 🧔


Criar uma campanha segmentada é um dos melhores caminhos para aproveitar essa data comemorativa e vender mais em julho.

  1. você pode fazer uma análise dos produtos mais consumidos pelos seus clientes homens, criar um encarte especial com esses itens e enviar para eles.

  2. ainda, vale a pena utilizar as suas redes sociais visando aproximar o relacionamento com os clientes. Que tal publicar uma mensagem de “parabéns” ou homenageando os homens? Essa é uma forma de não deixar a data passar em branco.

16/07 – Dia do Comerciante 🏪


Que tal aproveitar a data para selecionar parceiros e clientes comerciantes e fazer uma homenagem a eles? Provavelmente, na sua lista de fregueses, você conta com comerciantes engajados e fiéis. Podem ser os donos de pequenos negócios que ajudam a movimentar a economia na região em que vivem, ou os grandes empresários que também atuam na área do comércio.

Seja como for, essa é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com eles, mostrando o quanto eles são importantes para o sucesso do seu negócio.

  1. uma boa dica é enviar para eles um brinde ou uma carta de agradecimento;

  2. além de, é claro, destacar a data nas suas redes sociais com um post bem bacana.


19/07 – Dia da Caridade 👪


Essa é uma ótima oportunidade para você mostrar que o seu supermercado preocupa-se com causas sociais e é engajado. Lembre-se de que julho costuma ser um mês mais frios que os outros.

  1. que tal aproveitar o mês inteiro para promover campanhas de agasalho?;

  2. ainda, é possível fazer arrecadação de alimentos e distribuição de marmitas para pessoas em situações vulneráveis.

Organizar essas ações sociais é uma atitude muito valiosa para a sociedade e, ainda, ajuda a criar uma imagem positiva da sua marca frente ao público.

20/07 Dia do Amigo 👯‍♀️


Celebrado no dia 20, ele dá a oportunidade de fazer campanhas criativas e que reforcem o seu relacionamento com os clientes. Afinal, você pode tratar seus clientes como amigos, não é mesmo?

  1. que tal fazer uma postagem bonita e sugerir para os seus seguidores marcarem os amigos que amam?;

  2. ou então, você pode fazer uma espécie de competição, pedindo para as pessoas postarem fotos com amigos e marcarem a sua loja. Ao final, a mais votada, ganha um brinde/voucher do seu supermercado.

26/07 Dia dos Avós 👴👵


Outra excelente data para vender mais em julho e, ao mesmo tempo, estreitar o relacionamento com os seus clientes é o Dia dos Avós.

  1. você pode aproveitar para divulgar deliciosas “receitas de vó” nas redes e preparar um encarte especial para a data;

  2. ou, que tal incentivar os netos a criarem receitas para os avós em comemoração ao dia deles?;

  3. outras formas de aproveitar a data é gravar vídeos de clientes e/ou colaboradores internos, homenageando os avós. Essa ação pode emocionar os seguidores e gerar sentimentos positivos e marcantes nas pessoas;

  4. Ainda, que tal criar um concurso com “frases de avós”? Os melhores comentários podem ganhar um brinde ou vale compras no seu supermercado;

  5. montar kits variados para diferentes perfis de avós pode ser um grande diferencial da sua marca. É possível pensar em kit para os avós:

  • Churrasqueiros;

  • Modernos;

  • Avós de primeira viagem;

  • Que gostam de flores/doces;

  • Divertidos – quem sabe com aventais e/ou louças com frases engraçadas;

  • Que assumiram o papel de pai e/ou de mãe;

  • Viajantes, entre outros!


28/07 Dia do Agricultor 🧑‍🌾


Sabemos que o setor FLV é de extrema importância para o seu varejo. E essa é uma data que pode ser ainda mais especial para aumentar as vendas do seu hortifrúti. Algumas sugestões para você aproveitar ainda mais a data são:

  1. montar uma estrutura diferenciada no setor de FLV para chamar a atenção dos clientes e investir em bons preços para estimular o aumento nas vendas;

  2. fazer postagens que homenageiem o agricultor e todos os profissionais que atuam para que os produtos FLV cheguem até a sua loja.


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