"Só Coca-Cola precisa de publicidade."
"Publicidade é muito caro, uma pequena empresa não pode fazer."
"Meu negócio é local, não precisa de publicidade."
Essas são crenças que muitos empresários brasileiros têm sobre publicidade e marketing. Na verdade, isso acontece pela imagem que o mercado de publicidade passa aos empresários e público final. Até hoje, o que mais conta no mercado é quem a agência atendeu, e dessa forma todos sonham em atender clientes como Coca-Cola e Casas Bahia.
Como vários produtos, o produto de publicidade começou para a elite, só para quem tinha muito dinheiro para pagar, e aqueles que não tinham condições, acabavam se conformando com formas mais baratas e saturadas de comunicar. Mas hoje as coisas são diferentes, assim como o smartphone não é só para rico, publicidade também não (existe nós! :]).
Veja bem, publicidade não é restritamente sobre venda e ficar famoso; é comunicação com o seu público alvo. Você pode muito bem trabalhar publicidade com a sua base de cliente, sem aumenta-la, caso esse seja seu desejo. Toda empresa para crescer, passar credibilidade, ter um produto/serviço com maior visibilidade no mercado precisa de publicidade. Por menor que a sua empresa, existem formas acessíveis e alternativas de você conversar com o seu cliente, de forma em que você possa atrair novos consumidores ou se relacionar com os atuais.
Convido nossos leitores a realizarem um exercício classíco do marketing: Descreva a sua empresa como se ela fosse uma pessoa (a aparência fisica e a personalidade). Após este exercicio, você verá como a publicidade é importante para deixar seu negócio amigável, receptivo, comunicativo e extrovertido.