A importância de um Plano Editorial bem definido na estratégia de produção de conteúdo





Quando falamos em Marketing de Conteúdo é necessário fazer uma conexão de que por trás disso teremos a criação de um plano editorial de qualidade.


Afinal, é com a construção de um plano que serão analisadas as estratégias a serem tomadas e a partir disto se tem um ponto de partida para a criação de conteúdo.


A definição da persona (representação fictícia do cliente ideal) é de extrema importância para alinharmos para qual público iremos direcionar o conteúdo e entender a linguagem que deve ser tomada. Assim sabemos quais os problemas do nosso cliente ideal e analisamos como podemos oferecer soluções para resolver, despertar interesse e começamos a planejar as formas com que podemos atingi-la.


É através do plano que conseguimos separar os temas de interesse e determinar quais assuntos serão relevantes para o público e como serão abordados de forma que consigam chegar até a audiência desejada. Além disto, também é de extrema importância para criar calendários de conteúdo, checklists e definir formatos.


O planejamento estratégico de conteúdo também auxilia a equipe de Marketing a lidar com prazos, organizar temas, estilo e tom de voz da mensagem, palavras-chave, títulos, formatos, entre outros pontos importantes para se chegar ao objetivo.