Facebook para Pequenas Empresas.


Você sabe a importância da presença do seu negócio no Facebook?

As pessoas se encontram na rede social? Então é lá que a sua empresa deve estar.

Mas não basta estar presente, pois donos de pequenos negócios ou quem acabou de inaugurar uma página no Facebook, possuem dificuldade de alcançar a atenção e interação dos seguidores, por conta das diversas limitações que o Facebook impõe.

O alcance orgânico das fanpages do Facebook, por exemplo, entre 2013 e 2014, foi de 12% para 6% – sendo que para páginas brasileiras estima-se que este valor tenha chegado aos 4,6%. Ou seja, se a batalha por visibilidade na rede social já é difícil para as grandes páginas, as empresas pequenas e em crescimento possuem um desafio ainda maior.

No entanto, existem, sim, maneiras de tornar a interação mais viável, aumentar a visibilidade e vencer os algoritmos do Facebook. Saiba como:

1. Acerte nos horários nobres e na frequência da suas postagens


A primeira dica é em relação ao horário em que você posta na rede social e a quantidade de publicações ao dia.

Em seu painel administrador, nas estatísticas de alcance, você encontrará os horários em que suas publicações são visualizadas pelo maior número de seguidores. Confie nestes horários e limite a um número entre um a três posts ao dia, dependendo do seu negócio e objetivos. Esta organização incrementa o seu alcance e te ajuda a ter um melhor planejamento do conteúdo publicado.

2. Convide seguidores à participação – e faça perguntas


Uma das maneiras mais simples de fazer com que ele tenha a atenção no seu post é fazendo uma pergunta.

Vamos supor que o seu negócio é um e-commerce de aparelhos eletrônicos. O número de perguntas é infinito: que aparelhos seus seguidores gostariam de ganhar de Natal? Qual marca faz, na opinião deles, os melhores celulares? Publique a imagem de dois modelos – ambos vendidos na sua loja – e pergunte aos seus seguidores qual é o favorito deles!

O importante aqui é incentivar a interação e testar qual é a linguagem e o tipo de conteúdo que mais atrai seu público. Acredite: seus seguidores querem, sim, interagir com suas publicações.


Só é preciso que você encontre a melhor maneira de convidá-los a responder às suas publicações.

3. Responda a comentários

Da mesma forma que você pode incentivar a interatividade dos seus seguidores, a sua página também só tem a ganhar quando você responde aos comentários deixados nas suas publicações.

Uma resposta cativante faz com que o usuário se sinta importante e mostra que a sua marca é atenciosa com o consumidor. Isto vale também para comentários negativos, ou dúvidas mais sérias acerca do seu produto/serviço.

Lembre-se também de que sempre que houver alguma reclamação, você pode pedir ao usuário que envie uma mensagem privada com informações básicas sobre o que aconteceu. Isto demonstra profissionalismo e um bom atendimento.

4. Saiba criar conteúdo que divirta e atraia

Além das perguntas, uma forma bastante atraente de aumentar o engajamento no Facebook é pelo conteúdo que diverte.

Um bom exemplo deste tipo de publicação está em uma das páginas que mais sabe incorporar humor e favorecer as vendas: o Pontofrio.

Os tipos de posts são os mais variados: a página sempre publica fotos dos pinguins para anunciar as ofertas, já interagiu com diversos programas de TV que têm participação massiva na Internet – como reality shows e novelas de grande audiência – e sempre usa uma lingu