top of page

10 tipos de conteúdo de marketing que você precisa conhecer

Conheça 10 tipos de conteúdos de marketing que você precisa conhecer e aplicar no seu negócio.

1. Blog post O blog post ainda é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em marketing de conteúdo, não é mesmo? Ele é essencial e é o tipo de conteúdo mais disseminado, funciona, atrai visitantes para o seu blog, promove a mensagem que sua marca tem para passar e reforça a presença da sua empresa, tanto online quanto offline.

2. Guest post Tão importante quanto escrever textos para o seu próprio blog, é escrever posts para outros portais do mesmo segmento. Fazer guest posts é uma estratégia singular e efetiva para fazer o número de leitores do seu próprio blog aumentar. Quando você escreve artigos para outros websites, seu conteúdo é apresentado a novas audiências e automaticamente você expande a presença da sua marca. Ou seja, serve para conquistar novos leitores para o seu blog e possíveis prospects.

3. Infográfico Um infográfico é a apresentação de informação ou dados de maneira visual. É um poderoso tipo de imagem que tem crescido cada vez mais na forma como empresas B2B divulgam seus conteúdos. Um bom infográfico com informação detalhada e visualmente atrativo torna o processo de aprendizagem muito mais fácil e rápido. Esse tipo de conteúdo é altamente compartilhável nas mídias sociais, mais que qualquer outro conteúdo. Seu potencial viral serve para aumentar o engajamento dos usuários com sua marca.

4. Webinar Pode ser feito em qualquer lugar e não demanda muita tecnologia. É como se fosse uma palestra transmitida via streaming e ao vivo. Escolhe-se um tema relevante para seu público e um especialista da sua empresa conduz o webinar. Você pode convidar um profissional do ramo que não seja da sua empresa também. Para ter acesso ao link desse evento, o usuário deve deixar seus dados em uma landing page. Portanto, o webinar serve para conversão.

5. Ebook Um ebook é um conteúdo mais longo e mais profundo, com mais informações que um post, diagramado para prender a atenção do leitor e disponibilizado em uma landing page e em formato PDF. São geralmente disponibilizados em troca de dados do usuário, como e-mail, cargo e nome da empresa em que trabalha. Produzir ebooks ajuda a fortalecer sua autoridade no ramo da sua empresa e a compartilhar a expertise da sua empresa com os outros.

6. White paper Esse material é um ebook um pouco menor. Não tão profundo, com cerca de cinco ou seis páginas e para ser lido em menos tempo. Funciona também para conversão e captação de leads.

7. Guia Seja em forma de vídeo, blog post, série de fotos ou tutorial, os guias atraem leitores e dão a sua empresa a chance de mostrar a expertise da organização em relação a algum tema. Use o guia para mostrar à audiência como completar um projeto, para ensinar novas habilidades ou para por em prática algumas dicas.

8. Caso de sucesso Mostrar o valor do seu produto ou serviço por meio de fatos e dados tangíveis é uma maneira perfeita para demonstrar o que sua empresa oferece. Cases costumam abordar os problemas que seus clientes tinham antes de usar a solução oferecida por sua organização e como conseguiu ajudá-los a resolvê-los. Eles são um exemplo perfeito de material para fundo de funil.

9. Vídeos Existem diversos formatos de vídeos que podem ser gravados para engajar usuários. Seja qual for o escolhido, ele precisa comunicar uma mensagem de maneira sucinta e memorável. Um vídeo bem feito é capaz de ser bastante persuasivo. Varie os vídeos com entrevistas, demonstrações, guias e qualquer outro conteúdo que você queira comunicar claramente e do jeito da sua empresa.

10. Imagens Cerca de 93% da comunicação não é verbal, de acordo com o psicólogo Albert Mehrabian. Isso significa que quase tudo o que você gostaria de dizer ao seu público-alvo acontece sem mesmo a necessidade de usar palavras. Com imagens poderosas, ilustrações e gráficos você tem uma oportunidade real de impactar seus leitores, amplificando sua mensagem, desenvolvendo uma ideia e ganhando a atenção dos usuários.

bottom of page