top of page

15 Dicas de E-mail marketing para alavancar suas campanhas.


Tem dúvida sobre se usar e-mail marketing ainda vale a pena para sua campanha? Vamos te mostrar com 15 dicas que essa ferramenta pode sim valer muito a pena.

1. Defina as ações que você pretende realizar com suas campanhas de E-mail Marketing.

Para definir as ações, deve-se estabelecer um objetivo. E isso é uma coisa que apenas você pode responder: é vender, informar, educar? Baseado nisso, ao estabelecer um planejamento você irá gerar mais resultado para seu negócio. Por exemplo: se você quer gerar Leads, uma boa ideia pode ser lançar um e-mail promocional de um material educativo, levando o usuário a uma Landing Page que precisa ser preenchida com alguns dados para que ele tenha acesso ao material.

2. Determine a linguagem que sua empresa vai utilizar em cada campanha.

Essa escolha precisa estar diretamente ligada à definição da persona e ao objetivo da campanha. Por exemplo: se você está enviando um e-mail de boas- -vindas para seus Leads, ou um e-mail promocional com conteúdo do blog ou materiais para download, uma boa ideia é adotar um tom de voz mais educativo. Porém, para os Leads que já estão mais próximos ao fundo de funil, e para quem você já está enviando um e-mail para o teste do seu produto, uma proposta comercial ou uma consultoria para avaliação do cliente, pode ser melhor adotar um tom comercialmente mais agressivo, que ajude a Lead a tomar uma decisão a respeito da compra.

3. Crie uma identidade visual em suas campanhas.

Criar templates de e-mail são uma boa ideia, mas também pode ser usado os templates disponíveis na própria ferramenta, ou apenas criadas variações dos templates personalizados de acordo com o necessário.

4. Planeje a frequência de seus e-mails.

É ideal que se estabeleça um calendário para buscar um ponto de equilíbrio de disparo de e-mails, ou seja, não enviar demais e nem de menos. Regularidade e frequência é importante, mas da forma correta.

5. Segmente seus lançamentos.

Podem ser usadas personas, cargos ou profissionais em específicos, áreas de atuação, regiões, pessoas que já demonstraram ou não interesse em determinados conteúdos e etc.

6. Crie assuntos de e-mail impossíveis de serem ignorados.

É importante que os assuntos não contenham palavras muito comerciais ou “spams” e que seja o assunto mais curto e breve possível. Alguns fatores ajudam na hora de escrever o assunto, como: Gerar interesse (explicitar benefícios + aguçar a curiosidade), mostrar relevância, ter boa reputação (relevância – frustração), gerar senso de urgência e causar emoções positivas.

7. Diversifique os tipos de e-mails.

Você pode optar por: Newsletters, e-mails promocionais, nutrição de Leads e e-mails transacionais por exemplo.

8. Faça seus Leads se sentirem especiais.

Pode ser de forma mais sutil ou mais evidente, o importante é que os clientes se sintam especiais, no assunto pode ser usado “acesso antecipado, lista vip, lançamento antecipado” etc. Isso vai fazer com que as pessoas se sintam parte de um clube exclusivo, e ainda pode ser feito um conteúdo especial pra elas, uma landing page ou o lançamento antecipado de algum produto por exemplo.

9. Fale aos usuários qual será o próximo passo.

Um e-mail dizendo quais os próximos passos são essenciais, assim o cliente não se sente perdido se a ação que ele acabou de executar deu certo ou não por exemplo.

10. Personalize.

A automação de marketing, gera mais valor para o leitor quando ele se demonstra interessado em determinados assuntos.

11. Toque em tendências sociais e eventos atuais.

Eventos específicos como o Natal, o Ano Novo, Carnaval, Páscoa e etc., são importantes para se comunicar, podendo ser utilizada uma oferta, desconto ou alguma ação especial

12. Agradeça.

Se você é grato pelos seus clientes, demonstre isso a eles, não precisa ser um e-mail com um grande conteúdo, basta mostrar com clareza que cada ação dele é importante pra sua empresa.

13. Anuncie novidades.

É importante criar um e-mail que tenha valor para os clientes, e isso exige um pouco mais de esforço no sentido de fazer com que eles se sintam atraídos por novidades e atualizações.

14. Gamifique o processo.

Estratégias assim são muito usadas no marketing, elas utilizam a psicologia de fazer com que o usuário ao executar cada ação “destrava” novos níveis com “premiações ou recompensas” diferentes, fazendo assim com que o estimulo de relacionamento com os clientes seja mais próxima.

15. Acompanhe as métricas.

Basta usar uma plataforma de envio de e- mails para que você consiga mensurar os resultados dos seus envios. Ficando mais fácil comparar suas métricas conforme o tempo.

bottom of page