A marca é o principal elemento que é percebido em um produto ou serviço.
Pensando nisso deve possuir atributos únicos de modo a transmitir valores e permitir a distinção das demais. Abaixo vamos te mostrar como criar e divulgar a sua marca da forma legal.
Sucesso no processo de construção das marcas
Uma boa marca se constrói com percepção e entender seus valores, missão, e a mensagem que ele deseja passar é tão fundamental quanto a criatividade e inovação, e para isso é fundamental que haja um processo de pesquisa e levantamento de referências.
O que considerar no processo criativo
Deve-se fazer um estudo detalhado, considerando: os clientes e o público-alvo da marca; cores que possam representar o nicho de mercado e a empresa; valores que a marca busca entregar para o cliente final; nome de impacto; ícone, ou seja, um logotipo que simboliza toda a proposta da marca.
Originalidade e segurança
Já pensou se a marca criada se assemelha a outra já existente? Ou se o seu cliente recebe uma notificação de plágio, com a marca que você criou para ele? Ambos poderiam ter sérios prejuízos financeiros. Além do processo, o cliente perderia todo o investimento feito através da marca: criação do site, papelaria, reconhecimento dos clientes e etc. E, obviamente ele pode ainda processar a agência por sua responsabilidade na criação.
Faça uma pesquisa minuciosa junto ao INPI
O processo de criação da marca deve envolver uma pesquisa séria e minuciosa no INPI. Muitas agências quando pesquisam o nome ou o logotipo que querem usar, só pesquisam no Google e não consultam o INPI e se consultam, fazem de maneira rápida e ineficiente.
Pesquisa de palavras-chave
É importante pesquisar várias palavras chave que se assemelham ao nome que você pretende criar. Caso o nome sugerido se assemelhe com um já existente ou registrado, a marca que você criará não será original.
Pesquise os logotipos
A pesquisa de imagens é feita por descrição e comparação. Trata-se de algo muito complexo e de linguagem difícil, além de saber fazer a pesquisa no site do INPI é importante saber interpretar as informações. A linguagem usada pela entidade é técnica e complexa, assim, é preciso que você esteja atento ao resultado.
Como ter acesso às informações que fazem a diferença.
Somente o registro no INPI pode proteger a identidade do negócio do seu cliente garantindo a propriedade da marca. O registro é feito no INPI, por meio físico ou eletrônico.
As vantagens do registro
Exclusividade: somente o proprietário da marca poderá usá-la para identificar o produto ou serviço;
Segurança: o proprietário pode divulgar sua marca com a segurança de agir legalmente caso outros a usem sem autorização ou pratiquem plágio;
Credibilidade: ter uma marca registrada demonstra compromisso e seriedade;
Tornar a marca um patrimônio: a marca registrada passa a ter valor de mercado.
Monitoramento da marca
O monitoramento de marcas começa no momento da criação da marca, quando é feita a pesquisa para saber se a marca está disponível e após a fase de criação. O monitoramento digital precisa se tornar constante, e o objetivo é acompanhar as informações lançadas na rede.
Como saber se agência e cliente estão corretos
O primeiro passo é aprofundar as pesquisas antes da criação, consultando o INPI além do Google. Se a marca não for registrada, a qualquer momento o seu cliente pode receber uma notificação de uma empresa que realmente possui os direitos e o registro da marca e tendo provas disso, sendo assim seu cliente terá de pausar os trabalhos o que acabara causando prejuízo para a agência e cliente. Para evitar uma situação dessa indique que o seu cliente faça o registro de marcas e que tenha o monitoramento digital.
Conselhos Jurídicos
Processo de registro: A elaboração do processo a ser protocolado no INPI é essencial, e precisa estar coeso com a necessidade do registro, cumprindo todas as regras solicitadas pela entidade.
Notificações de irregularidade: O INPI não faz nenhuma notificação sobre irregularidades ou registros de marcas semelhantes. As notificações são feitas pelo proprietário da marca diretamente, ou através de advogados ou escritório especializado. Assim, se você já recebeu alguma notificação e esperou algum comunicado oficial da entidade, fique atento.