top of page

A importância dos logos para negócios e empresas.



O logo da empresa aparece em todos os papéis timbrados, comunicações, marketing e publicidade de uma empresa como uma representação gráfica ou símbolo da empresa. Essencialmente, o logo é normalmente a primeira coisa que um leitor pode notar antes de ler o texto.


Os logos ajudam na criação de uma identidade de marca para uma empresa ou negócio porque as funções principais de um logo são inspirar confiança, reconhecimento e admiração por um negócio ou produto. Um logo deve ser simples, memorável, atemporal, apropriado e versátil, mas ao mesmo tempo evocar a sensação que você deseja que seu público-alvo associe ao seu negócio.


História.


Embora os logos possam ter raízes de civilizações antigas que usavam imagens para comunicar palavras e ideias, o início do logo veio mais especificamente do século XIII. Nessa época, surgiram marcas de ourives e marcas d'água de fabricantes de papel como marcas registradas.


Tipos.


Existem quatro categorias gerais de logos: textual, ilustrado, simbólico e uma combinação dos três.

  • Logos textuais: usam palavras reconhecíveis como logo (exemplo: Walt Disney). As palavras aparecem em fontes, formas e tamanhos exclusivos.

  • Logotipos ilustrados: são uma ilustração usada como logo (exemplo: o círculo vermelho, branco e azul da Pepsi-Cola).

  • Logotipos simbólicos: tendem a ser abstratos em design e podem funcionar bem internacionalmente (exemplo: swoosh da Nike).

  • Logotipos de combinação: são qualquer mistura dos outros três tipos. Um exemplo disso é a FedEx, cujo logo textual também contém o símbolo de seta no espaço em branco entre o E maiúsculo e x.


Projeto.


Frequentemente, a forma do design de um logo se correlaciona ou é relevante para o negócio. Por exemplo, a imagem de um sapato de salto alto pode representar uma loja de sapatos femininos de luxo, ou um monograma em negrito pode representar o nome da empresa começando com essa letra. A cor deve ser ousada e atraente, mas não excessiva ou estranha. O logo deve ter uma marca registrada e ser usado em tudo que leva o nome da empresa.


Significado.


Um bom design de logo mostra a essência geral do negócio. Retrata um negócio positivo, profissional, estável e confiável. O logo promove a conscientização da empresa e permite que ela se destaque de outras empresas similares. Apresenta os valores e serviços da empresa em uma imagem visual memorável.


Em essência, quando alguém vê o logo da empresa, isso deve evocar os sentimentos apropriados sobre o negócio ou seus produtos ou serviços.


bottom of page