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Como definir o melhor público-alvo para sua empresa.



Definir seu público-alvo é o primeiro e mais importante passo de qualquer empresa ou negócio em direção ao sucesso.


Público-alvo são aqueles para os quais você deve direcionar seus esforços em ações de marketing e vendas da sua empresa, pois elas são as pessoas mais interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.


Exemplo de público-alvo: Mulheres, entre 20 e 30 anos, residentes de São Paulo, com formação superior, classe B, renda entre R $4000 e R $6000, apaixonadas por moda e decoração.


Se você iniciar uma empresa sem definir seu público-alvo antes, pode ser que você percorra um caminho muito mais tortuoso, e até veja a ter prejuízo no longo prazo. Isso porque, sem a clareza do PARA QUEM você está falando, você gasta mais recursos (podendo atingir um público que não quer comprar de fato da sua empresa), e assim não tem nenhum lucro em troca.


Como definir o público-alvo do seu negócio?


Apenas tenha em mente que é uma etapa que você não deve pular ou negligenciar. Siga os passos e dedique um tempo a isso para definir um público-alvo realmente eficiente para o seu negócio.


Ele será importante para nortear as suas campanhas, anúncios, scripts e comunicação. Também tenha em mente que esse é um passo importante para começar a ter ciência de quem são seus clientes ideais.


Vejamos o passo a passo para definir o seu público-alvo:


1. Pesquise o mercado.

Conhecer e entender o mercado lhe dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo. Qual é a visão “macro” do seu nicho de atuação? A localização do seu negócio? Dos produtos que você oferta?


2. Pesquise a concorrência.

  • Como são seus produtos?

  • Quais são seus diferenciais?

  • Como é a forma de atendimento ao público?

  • Onde os funcionários estão presentes?

  • Quais canais de comunicação utilizam?

  • Pesquise também a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.


3. Converse com as pessoas interessadas

É muito importante fazer uma boa pesquisa com as pessoas, de forma a encontrar quem realmente pode se interessar pelos seus produtos ou serviços.


4. Defina sua persona.

Apesar da definição do público-alvo ser extremamente importante para a eficiência de suas campanhas, só esse conhecimento não basta para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores.


Vamos usar um exemplo:

Seu público-alvo corresponde a engenheiros de 30 a 40 anos que trabalham em grandes empresas, e cuja renda mensal varia de R$5.000,00 a R$15.000,00.


Só com essas informações, você acha que é possível customizar suas campanhas de marketing para atingir esses consumidores? Provavelmente não.


Mas e se formos mais a fundo?

Seu alvo trabalha em uma empresa com chefes autoritários, que não aceitam novas propostas, e ele precisa mostrar dados concretos para gerar mudanças de pensamento e, assim, aplicar novas tendências.


Mais simples de trazer a personalização, certo? Esse tipo de detalhe, você encontra ao construir a sua PERSONA.




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