Como mapear os processos da sua empresa.



Toda empresa é feita de processos e a eficácia deles é o que garante o sucesso da sua empresa ou não. Quando você tem uma empresa, você tem que cuidar muito bem da gestão do negócio, e tem alguns números que falam se você está indo na direção certa ou não.


Mas, para identificar esses números, você precisa ter um processo bem definido. Como:

  1. Mapear os processos da sua empresa, inicialmente, pode levar tempo, e é muito importante que você os mapeie, mas lembre-se: eles podem levar até 1 ano. Porém não deixe de investir esse tempo, porque realmente fará a diferença em seu negócio;

  2. Quando você mapeia os processos da sua empresa, falando quando, o que, quem fará tal coisa, o tempo, quanto vai gastar, os indicadores começam a aparecer.

Mas o que são os indicadores e como olhar para eles?
O indicador é um número simples, que mede uma parte de um processo.

Se você tem um indicador que está abaixo da meta, você precisa entrar nele e olhar para dentro dele e entender o que não está indo de acordo com o planejado. Após analisar os indicadores, você deve falar com sua equipe e juntos encontrar uma solução para que esse indicador melhore. Depois de uma semana, você analisa novamente esse indicador e vê se melhorou, se bateu a meta.


Se não bateu a meta, analise o indicador e faça outro plano de ação e torne a analisá-lo na outra semana. Este é um ciclo constante, e engloba todos os setores da sua empresa.


Lembre-se que são os números que fazem você tomar uma decisão, o número é muito claro, transparente.


Quando você tem clareza do cenário, clareza do que você quer e clareza de para onde a sua empresa deve ir, você tem poder. Os indicadores permitem isso, por isso, meça-os. Ajustar os processos da sua empresa, como você já notou, é uma atividade que você nunca pode deixar de fazer.


Clique aqui para saber mais.