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Departamentos que fazem as vendas acontecerem.



Para implementar um funil de vendas eficaz em sua empresa, antes é preciso entender o mapa do processo como um todo.


Nesse post vamos entender os quatro departamentos que estarão envolvidos no processo de vendas.


  1. FINANCEIRO

  2. MARKETING

  3. COMERCIAL 1

  4. COMERCIAL 2


| Financeiro.


O primeiro é o financeiro, que controla os indicadores. Ele é que vai falar o quanto de verba vai liberar, ele é suporte dos outros e é ele que investe no marketing com anúncios, Instagram, revista, etc.


O funil de vendas necessariamente começa e termina com ele.


Começa com o aporte inicial financeiro para você DAR INÍCIO ao funil de vendas, e acaba com ele novamente, recebendo um valor superior de lucro ao que foi investido inicialmente.


| Marketing.


Um dos pilares do departamento de vendas na empresa, é o que gera oportunidades de negócios. O financeiro investe dinheiro no marketing para que ele gere leads qualificados para o comercial.


É papel do Marketing levantar oportunidades de negócio para o COMERCIAL 1, e também nutrir e aquecer essas oportunidades, para que, quando elas passem para o comercial, estejam muito mais propensas a fechar a compra.


| Comercial 1.


Uma vez que o Marketing aqueceu os leads e gerou oportunidades de negócio ele passa para o comercial 1, os leads vão para o comercial, que deve vender. Geralmente, é ofertado um produto de ticket médio menor para que muitos leads se tornem clientes de primeira compra.


Esse é o objetivo do comercial 1: gerar muitos clientes de primeira compra. Quanto mais clientes de primeira compra, mais o comercial 2 terá pessoas para transformar em recorrentes e gerar receita para o financeiro.


| Comercial 2.


Tanto o comercial 1 quanto o 2 geram receita para o financeiro, que irá voltar mais dinheiro no marketing do que foi investido antes. Lembre-se que não adianta ter apenas leads, é preciso que eles sejam qualificados, tenham dinheiro para comprar de você.


O comercial 1 gera clientes de primeira compra para o comercial 2 que é responsável por torná-los recorrentes, o que representa lucro para você.


| Resumindo.


  1. O início do processo parte do departamento financeiro, que investe uma verba determinada no departamento de marketing;

  2. O papel do Marketing é trazer boas oportunidades de negócios para o comercial 1, ou seja, atrair consumidores qualificados (pagadores) e fazer com que esses consumidores queiram que um vendedor entre em contato para apresentar um produto ou serviço;

  3. O papel do comercial 1 é transformar uma oportunidade de negócios em um negócio de fato – um cliente de 1ª compra;

  4. O papel do comercial 2 é vender recorrentemente para esse cliente e aumentar o lucro da sua empresa, uma vez que vender para os clientes que você já tem na sua empresa é mais fácil (custa menos) e é mais rápido.


Para o seu funil de vendas funcionar bem, o marketing, comercial e financeiro precisam estar em perfeita sintonia para que todos saibam o papel uns dos outros e para que a empresa seja cada vez mais lucrativa.


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