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Dicas infalíveis para inovar no açougue do seu supermercado.



Vamos direto ao ponto:


1. Padronize os cortes e as transformações.


O cliente que vai ao seu supermercado e compra as carnes do açougue deseja sempre encontrar os produtos no mesmo padrão de qualidade. Por isso, mantenha a padronização nos cortes e nas possíveis transformações que você fizer nos alimentos.


Se necessário, antes de chegar ao resultado final da padronização, faça testes até descobrir quais são os cortes e transformações que mais fazem sucesso na sua loja. Também, caso decida testar algo novo, informe a novidade aos clientes e sugira que eles experimentem e depois digam o que acharam da novidade.


2. Tenha uma câmara frigorífica de qualidade e exclusiva para a refrigeração de carnes.


A carne é um alimento perecível e que exige muito cuidado no manuseamento, no transporte, no armazenamento e, também, na exposição no seu supermercado. Por isso, lembre-se de utilizar uma câmara frigorífica de qualidade e específica apenas para a refrigeração de carne.


Demais produtos, como pescados e derivados do leite, por exemplo, devem ficar em outro local.


3. Para aumentar as vendas no açougue, tenha uma equipe muito bem treinada .


Para aumentar as vendas no açougue é extremamente importante contar com profissionais altamente qualificados. Lembre-se que o açougueiro executa um papel fundamental para o sucesso do setor.


Além de ele precisar saber como manusear as carnes de maneira técnica e correta, ele também precisa saber como utilizar todos os equipamentos do açougue, como armazenar as carnes, como prepará-las para a venda, entre outros, ainda, ele deve ter conhecimento sobre as normas de limpezas estabelecidas para o açougue.


São vários os clientes que procuram dicas e orientações sobre qual tipo de carne comprar e o açougueiro deve saber como prestar esse serviço com qualidade, proatividade e muito conhecimento.


4. Mostre nas suas redes sociais que o seu supermercado é especialista no assunto.


Como fazer isso? Uma boa maneira de mostrar a sua autoridade no assunto é utilizar as suas redes sociais a seu favor. Você pode:

  • Fazer postagens com receitas que utilizam diversos tipos de carne;

  • Convidar um chefe conhecido para explicar sobre o preparo de carnes;

  • Fazer stories quando abastecer o setor, mostrando que o açougue está com cortes fresquinhos e de qualidade;

  • Contar curiosidades sobre diferentes tipos de cortes de carne, entre outros.


5. Ofereça produtos semiprontos, que facilitem a vida do seu cliente.


Enquanto algumas pessoas gostam de comprar a carne “in natura”, outras preferem adquirir cortes semi preparados. Por isso, você pode pensar em preparar uma linha de produtos temperados e semiprontos.


Cortes suínos, bovinos e de ave já preparados para o churrasco, assim como cortes de cordeiro já temperados, podem fazer sucesso. Além disso, outras opções são:

  • Bifê a rolê;

  • Espetinhos;

  • Linguiças especiais;

  • Bifes à milanesa;

  • Hambúrgueres;

  • Cortes marinados em temperos diferentes, etc.

Essas são algumas opções interessantes para agregar valor aos produtos e aumentar as vendas no açougue.


6. Planeje estratégias de marketing específicas para o setor.


Verifique a possibilidade de fazer ações voltadas para o setor, como:

  • Sorteios de kit churrasco;

  • Campanhas segmentadas para clientes que já costumam consumir carnes do seu supermercado;

  • A inclusão de cortes específicos no seu Clube de Descontos, aumentando a taxa de cadastros no Clube – e, assim, você passa a conhecer melhor um maior número de clientes.


7. Crie oportunidades para vendas por impulso.


Dificilmente uma pessoa vai até o seu supermercado apenas para comprar carne e não compra outras coisas. Por isso, estimule as vendas por impulso apostando em uma boa layoutização de loja e boas oportunidades de cross selling.


Uma boa dica é posicionar, próximo ao açougue, produtos que costumam ser adquiridos juntamente com a carne. Vale ressaltar que esses itens variam de acordo com cada supermercado, afinal, cada estabelecimento tem seu perfil de público específico, dados de consumo e muito mais. Como por exemplo:

  • Pão de alho;

  • Queijo coalho;

  • Azeites e temperos;

  • Cervejas especiais;

  • Carvão;

  • Acessórios para churrasco, como facas, espetos, fósforo, acendedor.


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