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Dicas para montar ponta de gôndola no seu supermercado.



A ponta de gôndola é considerada um “ponto extra” de venda nos supermercados. É ela quem “encabeça” toda a gôndola do seu corredor e, assim, oferece um grande destaque para os produtos que são estrategicamente posicionados nela.


Confira algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira.


1. Escolha bem o produto que irão estar nela.


O ideal é expor, no máximo, dois produtos na ponta de gôndola do seu negócio. Como o espaço nesse ponto de venda não é muito grande, ele deve ser bem pensado e utilizado. Por isso, pense de forma estratégica em como utilizá-lo. Algumas sugestões são:

  • Fazer uma ponta composta apenas por um produto que esteja em promoção, tenha uma grande saída e/ou mereça grande destaque;

  • Posicionar produtos da mesma marca, mas com aromas, sabores e cores diferentes;

  • Outra opção é apostar na estratégia de expor lado a lado produtos complementares.


2. Cogite montar uma “orelha” para complementar a ponta de gôndola.


Se você deseja aumentar a quantidade de produtos expostos na ponta de gôndola, uma ideia é criar aquilo que chamamos de “orelha”. A orelha é um rack ou display que costuma ser montado ao lado da ponta de gôndola, complementando-a.


3. Use o espaço para movimentar a venda dos produtos sem giro.


Por ser um ponto de venda extra com bastante visibilidade, a ponta de gôndola também pode ser utilizada para colocar aqueles produtos que estão encalhados e sem giro. Para essa estratégia funcionar, lembre-se de organizá-los de forma adequada, sinalizar com cartazes e, se possível, fazer kits e/ou promoções do tipo “leve 3 pague 2”.


4. Varie os produtos com frequência.


De tempos em tempos mude os produtos que estão expostos na ponta de gôndola. Para isso, analise quais foram os produtos mais (ou menos) vendidos no último mês ou semana. Lembre-se de que administrar e fazer a gestão de um supermercado é algo dinâmico e que deve acompanhar diariamente as necessidades e desejos dos clientes.


5. Fique atento às etiquetas de preços.


Essa é uma dica que vale para todos os setores do seu supermercado. É essencial que os preços dos produtos estejam sempre certos e fáceis de encontrar. Afinal, quando um consumidor olha um produto mas não encontra o preço, as chances de ele deixar de fazer a compra são muito maiores.


Com essas dicas, você está mais do que preparado para ter pontas de gôndola organizadas, que vendem muito, auxiliam a aumentar o ticket médio nas vendas, proporcionam uma experiência positiva para o cliente e muito mais!


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