Arrumar o supermercado da maneira correta pode fazer toda a diferença tanto para a sua loja vender mais quanto para melhorar a experiência de compra dos clientes, encontrar um equilíbrio e conhecer boas práticas para arrumar o supermercado é algo que pode trazer resultados quase que imediatos para o seu negócio.
Confere só as dicas que separamos para te ajudar!
1. Saber em qual altura posicionar os produtos é extremamente importante.
Os produtos nas gôndolas devem ser posicionados em alturas estratégicas, de preferência da seguinte forma:
Acima da cabeça: produtos de menor visibilidade, ou seja, ideal para colocar mercadorias de menor interesse dos consumidores e do seu varejo.
Altura dos olhos: também conhecido como “área nobre”, é o local em que ficarão posicionados os produtos com melhor margem de lucro para o seu varejo. Ou seja, os mais caros, pois o campo de visão dos clientes atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores.
Linha da cintura: apesar de não ser a “área nobre”, também é muito vista pelos consumidores. Aproveite para colocar aqui os produtos de grande procura, mas que tenham um valor um pouco mais baixo que os da “altura dos olhos”.
Abaixo da cintura: essa altura já não está mais no campo de visão dos clientes. Por isso, aqui você deve posicionar as mercadorias mais baratas e que fazem sucesso com os consumidores.
Chão: ao arrumar o supermercado, reserve a área do chão apenas para os produtos pesados. Assim, serão evitados possíveis acidentes.
Dica extra: atenção ao público-alvo dos produtos!
Produtos que chamam a atenção das crianças devem ser colocados na altura de visão delas, e não dos adultos.
2. Dê atenção aos pontos extras de venda.
Além de arrumar as prateleiras e gôndolas “tradicionais”, saber como utilizar os pontos extras do seu supermercado é muito importante. Esses pontos são aqueles que acomodam os produtos fora da sua seção “tradicional”, ou seja, locais em que as mercadorias ficam expostas além da gôndola voltada para itens daquela natureza.
O supermercado pode ter diversos pontos extra valiosos. Como:
Ilhas promocionais;
Ponta de gôndola;
Frente de caixa (ou check stand);
Saber como usá-los de maneira inteligente pode fazer toda a diferença na hora de arrumar o supermercado. Isso porque os pontos extra, quando bem montados, são excelentes estratégias para:
Aumentar o ticket médio das compras;
Vender produtos que estavam parados;
Apresentar produtos que são novidade;
Comments