
A tecnologia é um diferencial que pode gerar vantagens competitivas para os supermercados que souberem utilizar as ferramentas corretas, e fazer o uso correto delas pode melhorar ainda mais o desempenho analítico das suas vendas.
Etiqueta eletrônica: permite ao gestor do estabelecimento fazer a gestão ágil dos preços e promoções, já que os preços podem ser mudados de um só local, sendo possível criar promoções facilmente em horários específicos.
Câmera de calor: existem câmeras que, além de filmar o ambiente, mapeiam as áreas onde os consumidores passam mais tempo, onde há mais paradas são chamados pontos quentes e onde não há retenção de clientes são chamados de pontos frios. Permitindo assim testes como:
1. Trocar produtos de local;
2. Modificar preços e promoções em horários/dias diferentes;
3. Modificar cores, tamanho e disposição de cartazes.
Auto checkout: uma alternativa para agilizar as compras dos consumidores que levam poucos itens, pois é o próprio consumidor que passa os produtos no leitor de código de barras e faz o pagamento através de cartão de crédito/débito. Mas é importante manter sempre câmeras e um funcionário próximo ao leitor para auxiliar os consumidores ou evitar furtos também.
Comments