Marketing promocional e seus benefícios no supermercado.



Por definição, esse é o conjunto de ações de comunicação de uma empresa e tem como principal objetivo a divulgação de uma marca e de seus produtos, bem como o aumento do seu reconhecimento no mercado. Abaixo vamos ver os 4P’s do marketing.


1º P: Preço

Nessa fase é definido o preço do produto e deve ser considerado os custos de produção, margem de contribuição, lucros e demais variáveis que constituem o processo de precificação.

Esse é o único P que gera receita para o negócio diretamente, por isso, deve ser muito bem planejado.


2º P: Praça

Relacionado à distribuição do seu produto ou à área de cobertura do seu serviço, ou seja, aonde você vende.

Se você tem um comércio (físico), vai precisar conseguir um bom ponto na sua cidade, gerenciar estoque, estudar toda a logística que será necessária e todos os demais parâmetros que envolvem o local. Se for o caso de um e-commerce será necessário pensar em todos os canais e estratégias de divulgação on-line.


3º P: Produto

Produto ou serviço que a sua empresa entrega. São todos os atributos relacionados à sua oferta, sejam eles tangíveis, sejam intangíveis.

Uma das maiores preocupações do empresário nessa etapa é a demanda, e pesquisas são frequentemente utilizadas para identificar um público consumidor. Entretanto, se a sua empresa trabalha com algum produto inovador, o desafio é maior, pois será necessário criar uma demanda educando as pessoas e sugerindo novos comportamentos.


4º P: Promoção

O objetivo é fazer com que o seu futuro cliente saiba que você existe. Para isso será preciso investir em estratégias de divulgação.


Mas como aplicar esse marketing promocional?

O conceito de promoção dentro do marketing está relacionado à divulgação, portanto, quando tratamos de marketing promocional, estamos falando sobre os meios de tornar o seu empreendimento conhecido, então algumas perguntas devem ser feitas para direcionar a sua estratégia de promoção.

1. Com quem você está falando?

2. Quando e onde você pretende se comunicar com as pessoas?

3. Como os seus concorrentes promovem a própria marca e os seus produtos?

4. Quais são os canais mais utilizados pelo seu público?


Quais são os benefícios do marketing promocional?

1. Possibilidade de ativação de marca;

2. Crescimento da audiência;

3. Relacionamento mais direto com o público;

4. Maior número de vendas.


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