O que é rede social e quais são os tipos?



Redes sociais são sites e aplicativos que operam em níveis diversos como profissional, de relacionamento, entre outros, mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas. Abaixo vamos te explicar quais são os tipos de cada uma delas.


Rede social de relacionamento

Você pode estar pensando: “mas o propósito das redes sociais não é justamente o relacionamento?”. De fato, esse é o objetivo da maioria delas, mas há algumas que são especialmente focadas nisso. O caso mais conhecido é o Facebook, cujo propósito, pelo menos em sua concepção, era o de conectar pessoas. Mas podemos citar inúmeras outras redes como Instagram, LinkedIn e Twitter.


Rede social de entretenimento

Redes sociais de entretenimento são aquelas nas quais o objetivo principal não é se relacionar com as pessoas, e sim consumir conteúdo. O exemplo mais conhecido é o YouTube, outro caso é o Pinterest.


Rede social profissional

São aquelas em que os usuários têm como objetivo criar relacionamentos profissionais com outros usuários, divulgar projetos e conquistas profissionais, apresentar seu currículo e habilidades, conseguir indicações, empregos etc. O LinkedIn é a rede social profissional mais conhecida e utilizada.


Rede social de nicho

Redes sociais de nicho são aquelas voltadas para um público específico, seja uma categoria profissional ou pessoas que possuem um interesse específico em comum. Um dos casos mais emblemáticos é a TripAdvisor.


Clique aqui para saber mais sobre redes sociais.

Recomendado para você