top of page

Tipos de mídias.



Existem basicamente três tipos de mídia à disposição das empresas, que compõem um tripé: mídia espontânea, mídia paga e mídia proprietária. Mas o que é cada uma delas?


Mídia Espontânea

Mídia espontânea é a conquista de menções, citações e referências espontâneas em canais de terceiros. É diferente de mídia paga e de mídia conquistada por não envolver remuneração nem canais próprios. Em última análise, a mídia espontânea é a recompensa dos esforços do trabalho de relações públicas e assessoria de comunicação.


Mídia paga

A mídia paga é tradicionalmente caracterizada pela propaganda. A empresa simplesmente compra um determinado espaço publicitário e faz uso dele. Da mesma forma como acontece com a mídia espontânea, os players da mídia pagam também buscam diversificar os formatos.


Mídia proprietária

Enquanto assessoria de comunicação e relações públicas são atividades capazes de gerar mídia espontânea, o marketing de conteúdo é a disciplina focada em mídia proprietária. Diz respeito à comunicação feita por uma empresa em seus próprios canais. Portanto, publicar um texto no blog da empresa significa fazer mídia proprietária.


Os três tipos de mídia não são concorrentes entre si. São apenas formas diferentes de se comunicar.


bottom of page