Vender pelo telefone ou WhatsApp?



O eterno dilema: vender pelo telefone ou WhatsApp? Tudo depende do cliente e do produto.


Veja como funciona:


Quando vender pelo WhatsApp?


  1. O “problema” do WhatsApp é que o timing da venda fica nas mãos do comprador, e não do vendedor. O vendedor não consegue fazer pressão no WhatsApp, porque o comprador pode simplesmente dar um “perdido” e parar de respondê-lo;

  2. Você utiliza o WhatsApp para a venda quando você tem uma temperatura do seu quase-cliente (aquela pessoa que está quase comprando de você) muito alta; Esquentar o quase-cliente, nada mais é, do que aumentar o nível de interesse dele. Quanto mais interessado, mais rápido ele se tornará um CLIENTE DE 1ª COMPRA.

  3. O WhatsApp é uma forma de comunicação mais fria, o que pode dificultar um pouco.


Quando vender pelo Telefone?


  1. Quando o nível de interesse está baixo;

  2. Você consegue responder as perguntas, matar as objeções, usar escassez, garantia, fazendo com que ele se esquente mais facilmente;


Se o seu produto tem um ticket médio baixo dá para vender só pelo WhatsApp, porque a pessoa já tem um grau mínimo de aquecimento. Funciona bem para produtos físicos como roupas e alimentos, por exemplo.


Agora, um ticket médio alto é preciso agregar valor, esquentar o lead a ponto de comprar um produto de 5 mil reais, tem que ser pelo telefone, entre 2 e 3 ligações.


Por isso, não adianta tentar vender para muita gente pelo WhatsApp, pois você não aquece todos os leads e acaba não vendendo nada, já no telefone você mata objeções, gera valor, faz perguntas, e é isso que faz com que você faça a venda.


Vender pelo Telefone ou WhatsApp, ou utilizar os dois?


No geral, sua equipe de vendas tem que ter o seguinte discernimento:


  1. Esse lead está quente?

  2. O produto tem preço baixo?

  3. É um público que já me conhece?

Se as respostas forem sim, dá para vender pelo WhatsApp, senão é pelo telefone.


Você pode, sim, utilizar os DOIS meios de comunicação – iniciando a comunicação pelo WhatsApp e finalizando por telefone ou o contrário, se isso for pertinente para o seu negócio, público e produto.


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