O eterno dilema: vender pelo telefone ou WhatsApp? Tudo depende do cliente e do produto.
Veja como funciona:
Quando vender pelo WhatsApp?
O “problema” do WhatsApp é que o timing da venda fica nas mãos do comprador, e não do vendedor. O vendedor não consegue fazer pressão no WhatsApp, porque o comprador pode simplesmente dar um “perdido” e parar de respondê-lo;
Você utiliza o WhatsApp para a venda quando você tem uma temperatura do seu quase-cliente (aquela pessoa que está quase comprando de você) muito alta; Esquentar o quase-cliente, nada mais é, do que aumentar o nível de interesse dele. Quanto mais interessado, mais rápido ele se tornará um CLIENTE DE 1ª COMPRA.
O WhatsApp é uma forma de comunicação mais fria, o que pode dificultar um pouco.
Quando vender pelo Telefone?
Quando o nível de interesse está baixo;
Você consegue responder as perguntas, matar as objeções, usar escassez, garantia, fazendo com que ele se esquente mais facilmente;
Se o seu produto tem um ticket médio baixo dá para vender só pelo WhatsApp, porque a pessoa já tem um grau mínimo de aquecimento. Funciona bem para produtos físicos como roupas e alimentos, por exemplo.
Agora, um ticket médio alto é preciso agregar valor, esquentar o lead a ponto de comprar um produto de 5 mil reais, tem que ser pelo telefone, entre 2 e 3 ligações.
Por isso, não adianta tentar vender para muita gente pelo WhatsApp, pois você não aquece todos os leads e acaba não vendendo nada, já no telefone você mata objeções, gera valor, faz perguntas, e é isso que faz com que você faça a venda.
Vender pelo Telefone ou WhatsApp, ou utilizar os dois?
No geral, sua equipe de vendas tem que ter o seguinte discernimento:
Esse lead está quente?
O produto tem preço baixo?
É um público que já me conhece?
Se as respostas forem sim, dá para vender pelo WhatsApp, senão é pelo telefone.
Você pode, sim, utilizar os DOIS meios de comunicação – iniciando a comunicação pelo WhatsApp e finalizando por telefone ou o contrário, se isso for pertinente para o seu negócio, público e produto.
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